A Lei de Murphy:
“Se houver possibilidade de uma coisa dar errado, dará.”
Corolários:
1) Nada é tão fácil quanto parece.
2) Tudo leva mais tempo do que se pensa.
3) Se há possibilidade de várias coisas darem errado, dará errado a que causar mais prejuízo.
4) Deixadas à sorte, a tendência das coisas é ir de mal a pior.
5) Toda a solução cria novos problemas.
6) A natureza está sempre a favor da falha.
7) É impossível fazer qualquer coisa à prova de erros – os idiotas são muito inventivos.
Filosofia de Murphy:
Sorria...amanhã será pior.
Constante de Murphy:
O material é danificado na proporção directa do seu valor.
Quantificação da Lei de Murphy:
Tudo dará errado ao mesmo tempo.
Comentários de Gudin à Lei de Murphy:
Murphy era um optimista.
Postulado do Prof. Figueiredo:
Se você está a sentir-se bem, não se preocupe. Isso passa.
Lei de Beltrão:
Há sempre um modo mais fácil de fazer qualquer coisa.
Lei de Shigeaki:
Quando tudo vai indo bem, alguma coisa vai dar errado.
Primeira Lei de Galvêas:
Não importa o que sai errado, dará sempre a impressão de certo.
Segunda Lei de Galvêas:
Quando um erro é descoberto e corrigido , descobre-se depois que não estava errado.
Murphologia (continuação)
Lei de Klabin:
A probabilidade de alguma coisa acontecer está na razão inversa do quanto é desejada.
Lei de Chagas:
Mais cedo ou mais tarde, o pior conjunto de circunstâncias acaba por acontecer.
Lei da Indecisão:
As crises que forçam as pessoas a escolher entre caminhos alternativos a maioria escolherá o pior possível.
Lei de Vinicius:
Tudo o que se junta mais cedo ou mais tarde se separa.
Lei de Murphy da Termodinâmica:
As coisas pioram sob pressão.
Lei da Culinária de Lavoisier:
Nada se perde, tudo se prepara.
Leis de Lacerda:
- Tudo o que começa bem, acaba mal.
- Tudo o que começa mal, acaba pior.
Teoremas de Jango:
- Se parece fácil, vai ser duro.
- Se parece duro, podes crer que é impossível.
Lei Não-Recíproca das Expectativas:
Expectativas negativas produzem resultados negativos.
Expectativas positivas produzem resultados negativos.
Lei de Alkmim:
O facto não importa, e sim a versão.
Lei de Oto Lara:
Mineiro só é solidário no cancro.
Lei de Delfim:
Se uma experiência funciona, tem alguma coisa errada.
Lei de Boni:
Um quilo de aplicação vale uma tonelada de teorias.
Leis de Murphy Aplicadas à Engenharia:
1) Um pedido de registro de patente será sempre anulado por um pedido absolutamente igual feito por uma firma rival, uma semana antes.
2) O cumprimento dos prazos de execução é inversamente proporcional à rigidez do organograma.
3) As dimensões serão sempre expressas nos termos menos usuais. A velocidade, por exemplo, é indicada em número de jardas por quinzena.
4) Todo o arame cortado no tamanho indicado será curto demais.
Leis de Murphy Aplicadas à Produção e Projecção:
1) Se um projecto exige “n” peças, haverá sempre “n-1” unidades em armazém.
2) Um transístor protegido por um fusível protegerá o fusível queimando-se primeiro.
3) O defeito só aparece depois da unidade passar pela inspecção final.
4) Depois que o último de 16 parafusos foi retirado da tampa de acesso de um equipamento de precisão, verifica-se que foi removida a tampa errada.
5) Depois que os 16 parafusos que seguram o bloco do motor foram apertados, verifica-se que uma peça ficou de fora.
6) Depois que um instrumento é montado, e funciona perfeitamente, encontramos várias peças fundamentais debaixo do banco.
7) Em qualquer cálculo, se um erro puder se infiltrar, ele o fará.
8 ) Em qualquer cálculo, o erro será sempre no sentido do maior desastre ou prejuízo.
9) Se uma instalação piloto funcionar com perfeição, todas as unidades produzidas depois funcionarão muito mal.
10) Todas as promessas de entrega devem ser multiplicadas por um factor maior ou igual que 2,0.
11) As peças que exigem serviço e manutenção estarão sempre colocadas nos lugares mais inacessíveis.
12) Se mais que uma pessoa é responsável por um erro de cálculo, nenhuma o é.
Lei das Substituições:
Nunca se encontra uma coisa antes de substituí-la.
Leis Complementares da Propriedade:
- Se você tem uma coisa há muito tempo, pode deita-la fora.
- Se você deitou fora alguma coisa, vai precisar dela.
Murphy 4
Lei da Pechincha:
Não importa o quanto se procura e pechinche um objecto; pois logo depois de o comprar, o encontraremos noutra loja com um preço bem mais baixo.
Lei do Biriba:
É sempre erro do parceiro.
Regra da Frustração Felina:
Quando o gato adormece no seu colo, com ar tranquilo e adorável, de repente você tem de ir ao W.C..
Lei da Experiência:
Você sempre encontra a coisa no último lugar em que procura.
Porque assim que a encontra deixa de a procurar.
Legalogia:
Princípio dos trouxas:
Todas as leis, sejam boas, más ou piores, devem ser seguidas à risca.
Postulado Hipotético:
O número de hipóteses racionais capazes de explicar qualquer fenómeno é infinito.
Princípio Criptológico:
Por definição, sempre que se investiga o desconhecido, não se sabe o que se irá encontrar.
Lei do Advogado Safo:
Uma proliferação de novas leis cria uma proliferação de novas maneiras de defraudá-las.
Lei do Óbvio Ululante:
Se uma corda tem uma ponta, procure, que tem outra.
Lei da Incompetência Compensada:
Nenhuma experiência é um fracasso completo – sempre pode servir como exemplo negativo.
Lei da Insistência:
Nunca há tempo para fazer certo, mas há sempre tempo para refazer
Lei de Aluísio Magalhães:
As variáveis variam menos do que as constantes.
Lei de Sarte:
Todo o projecto está destinado ao fracasso.
As Equações Sem Remédio:
- Em qualquer problema com “n” equações, haverá sempre “n+1” desconhecidas.
- A informação mais necessária é sempre a menos disponível.
- Assim que você tiver esgotado todas as possibilidades e confessado o seu fracasso, haverá uma solução, simples e óbvia, claramente visível a todo o tempo.
Leis de Programação de Computador:
1) Qualquer programa, quando começa a funcionar, é obsoleto:
2) Qualquer programa custa mais e leva mais tempo.
3) Se um programa é útil, deve ser modificado.
4) Se um programa é inútil, tem de ser documentado.
5) Qualquer programa se expandirá até ocupar toda a memória disponível.
6) A complexidade de um programa cresce até exceder a competência do programador.
Postulados de Programação:
1) Se uma instalação piloto funciona bem, todos os sistemas subsequentes funcionarão mal.
2) Só quando um programa está ser aplicado há mais de seis meses é que o erro mais prejudicial é descoberto.
3) Se o computador foi programado para rejeitar qualquer dado errado, sempre haverá um debilóide engenhoso para inventar um método de fazê-lo engolir dados errados.
4) Depois da linguagem cibernética, a linguagem que todos os programadores conhecem melhor é a obscena.
Leis da Falta de Confiança:
- Os computadores não merecem confiança, mas os seres humanos merecem ainda menos.
- Qualquer sistema baseado na confiabilidade de seres humanos não merece confiança.
Lei de G.B. Shaw:
Invente um sistema que até um idiota é capaz de utilizar e só um idiota o utilizará.
Maquinologia:
Princípio IBM de Cada Coisa No Seu Lugar:
As máquinas foram feitas para pensar: as pessoas para trabalhar.
Lei da Gravidade Selectiva:
Um objecto sempre cai do jeito que causa mais dano, incómodo ou prejuízo.
Lei do Azar:
As coisas sempre caem em ângulos rectos.
Lei da Oficina:
A ferramenta, quando cai no chão, vai sempre para o canto mais inacessível da oficina.
Lei do Chão:
Do chão ninguém passa.
Lei da Inconveniência:
Um aparelho enguiça sempre na hora mais inconveniente possível.
Segunda Lei de Aristóteles:
Qualquer coisa acaba por funcionar, desde que se insista.
Lei da Light:
Tudo funciona melhor ligado à tomada.
Lei do Jeitinho:
Se não entrar, força. Se quebrar, precisava mesmo de substituição.
Lei do Desânimo:
Se perdemos muito tempo com alguma coisa, ela acaba por se quebrar.
Lei da Força:
Não force, arranje um martelo maior.
Axioma do Mobral:
Quando tudo falha, leia as instruções.
Princípio dos Equipamentos Multifuncionais:
Quanto mais funções uma ferramenta pode executar, pior ela executará essas funções.
Lei da Experiência:
Não vai funcionar.
Pesquisologia:
Primeira Lei do Pesquisador:
Se um objecto de pesquisa não vale a pena, não vale a pena ser bem feito.
Lei de Murphy da Persistência:
Bastante pesquisa acabará por comprovar qualquer teoria.
Lei do Factos:
Se os factos não confirmam a teoria, abandone os factos.
Lei do IBGE:
Se houver factos suficientes, os métodos estatísticos provam qualquer coisa.