fórum do farol de ideias
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
fórum do farol de ideias

movimento de mãos e cabeças | movimento de activistas sonhadores
 
InícioInício  GaleriaGaleria  ProcurarProcurar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  Manipulação Icon_smile  

 

 Manipulação

Ir para baixo 
2 participantes
AutorMensagem
Andreia
forumeiro
forumeiro
Andreia


Feminino
Número de Mensagens : 123
Idade : 33
Localização : Calvão
Data de inscrição : 18/06/2008

Manipulação Empty
MensagemAssunto: Manipulação   Manipulação EmptySeg 21 Jul - 7:30

"
Estratégias de manipulação
Estratégias e técnicas para a manipulação da opinião pública e da sociedade



1- A estratégia da diversão

Elemento primordial do controle social, a estratégia da diversão consiste em desviar a atenção do público dos problemas importantes e da mutações decididas pelas elites políticas e económicas, graças a um dilúvio contínuo de distracções e informações insignificantes.

A estratégia da diversão é igualmente indispensável para impedir o público de se interessar pelos conhecimentos essenciais, nos domínios da ciência, da economia, da psicologia, da neurobiologia e da cibernética.

"Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por assuntos sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar, voltado para a manjedoura com os outros animais" (extraído de "Armas silenciosas para guerras tranquilas" )


2- Criar problemas, depois oferecer soluções


Este método também é denominado "problema-reacção-solução". Primeiro cria-se um problema, uma "situação" destinada a suscitar uma certa reacção do público, a fim de que seja ele próprio a exigir as medidas que se deseja fazê-lo aceitar. Exemplo: deixar desenvolver-se a violência urbana, ou organizar atentados sangrentos, a fim de que o público passe a reivindicar leis securitárias em detrimento da liberdade. Ou ainda: criar uma crise económica para fazer como um mal necessário o recuo dos direitos sociais e desmantelamento dos serviços públicos.


3- A estratégia do esbatimento

Para fazer aceitar uma medida inaceitável, basta aplicá-la progressivamente, de forma gradual, ao longo de 10 anos. Foi deste modo que condições sócio-económicas radicalmente novas foram impostas durante os anos 1980 e 1990. Desemprego maciço, precariedade, flexibilidade, deslocalizações, salários que já não asseguram um rendimento decente, tantas mudanças que teriam provocado uma revolução se houvessem sido aplicadas brutalmente.


4- A estratégia do diferimento

Outro modo de fazer aceitar uma decisão impopular é apresentá-la como "dolorosa mas necessária", obtendo o acordo do público no presente para uma aplicação no futuro. É sempre mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. Primeiro porque a dor não será sofrida de repente. A seguir, porque o público tem sempre a tendência de esperar ingenuamente que "tudo irá melhor amanhã" e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Finalmente, porque isto dá tempo ao público para se habituar à ideia da mudança e aceitá-la com resignação quando chegar o momento.

Exemplo recente: a passagem ao Euro e a perda da soberania monetária e económica foram aceites pelos países europeus em 1994-95 para uma aplicação em 2001. Outro exemplo: os acordos multilaterais do FTAA (Free Trade Agreement of the Americas) que os EUA impuseram em 2001 aos países do continente americano ainda reticentes, concedendo uma aplicação diferida para 2005.


5- Dirigir-se ao público como se fossem crianças pequenas

A maior parte das publicidades destinadas ao grande público utilizam um discurso, argumentos, personagens e um tom particularmente infantilizadores, muitas vezes próximos do debilitante, como se o espectador fosse uma criança pequena ou um débil mental. Exemplo típico: a campanha da TV francesa pela passagem ao Euro ("os dias euro"). Quanto mais se procura enganar o espectador, mais se adopta um tom infantilizante. Por que?

"Se se dirige a uma pessoa como ela tivesse 12 anos de idade, então, devido à sugestibilidade, ela terá, com uma certa probabilidade, uma resposta ou uma reacção tão destituída de sentido crítico como aquela de uma pessoa de 12 anos". (cf. "Armas silenciosas para guerra tranquilas" )




6- Apelar antes ao emocional do que à reflexão

Apelar ao emocional é uma técnica clássica para curtocircuitar a análise racional e, portanto, o sentido crítico dos indivíduos. Além disso, a utilização do registo emocional permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para ali implantar ideias, desejos, medos, pulsões ou comportamentos...


7- Manter o público na ignorância e no disparate

Actuar de modo a que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para o seu controle e a sua escravidão.

"A qualidade da educação dada às classes inferiores deve ser da espécie mais pobre, de tal modo que o fosso da ignorância que isola as classes inferiores das classes superiores seja e permaneça incompreensível pelas classes inferiores". (cf. "Armas silenciosas para guerra tranquilas" )



8- Encorajar o público a comprazer-se na mediocridade

Encorajar o público a considerar "fixe" o facto de ser idiota, vulgar e inculto...

9- Substituir a revolta pela culpabilidade

Fazer crer ao indivíduo que ele é o único responsável pela sua infelicidade, devido à insuficiência da sua inteligência, das suas capacidades ou dos seus esforços. Assim, ao invés de se revoltar contra o sistema económico, o indivíduo se auto-desvaloriza e auto-culpabiliza, o que engendra um estado depressivo que tem como um dos efeitos a inibição da acção. E sem acção, não há revolução!...



10- Conhecer os indivíduos melhor do que eles se conhecem a si próprios

No decurso dos últimos 50 anos, os progressos fulgurantes da ciência cavaram um fosso crescente entre os conhecimentos do público e aqueles possuídos e utilizados pelas elites dirigentes. Graças à biologia, à neurobiologia e à psicologia aplicada, o "sistema" chegou a um conhecimento avançado do ser humano, tanto física como psicologicamente. O sistema chegou a conhecer melhor o indivíduo médio do que este se conhece a si próprio. Isto significa que na maioria dos casos o sistema detém um maior controle e um maior poder sobre os indivíduos do que os próprios indivíduos. "


Site:http://resistir.info/varios/manipulacao.html



Olhos bem abertos, ouvidos sempre atentos e principalmente espirito critico... Não nos podemos deixar manipular.
Ir para o topo Ir para baixo
lightsphere
forumeiro
forumeiro
lightsphere


Masculino
Número de Mensagens : 117
Idade : 40
Localização : In the shadow of leaves
Data de inscrição : 22/02/2008

Manipulação Empty
MensagemAssunto: Re: Manipulação   Manipulação EmptyTer 22 Jul - 6:48

Basicamente é isto que é feito.... entretenimento para as massas.

Para elas não terem uma resposta coerente à circunstância.

Tipo: O que achas da taxa de juro aumentar ?
ah Eu ontem vi o o preço certo em euros e adivinhei o preço de uma maquina de fazer café.....

Há outra coisa, de um modo sublime a televisão explica este mundo onde vivemos e guia os imitadores.
Ir para o topo Ir para baixo
http://lightsphere.pt.vu
lightsphere
forumeiro
forumeiro
lightsphere


Masculino
Número de Mensagens : 117
Idade : 40
Localização : In the shadow of leaves
Data de inscrição : 22/02/2008

Manipulação Empty
MensagemAssunto: Re: Manipulação   Manipulação EmptySeg 28 Jul - 9:14

Temos que ver para além da manipulação... no entanto.... "alguma manipulação", """estranhamente""" parece-me necessária..... :-(
Ir para o topo Ir para baixo
http://lightsphere.pt.vu
Andreia
forumeiro
forumeiro
Andreia


Feminino
Número de Mensagens : 123
Idade : 33
Localização : Calvão
Data de inscrição : 18/06/2008

Manipulação Empty
MensagemAssunto: Re: Manipulação   Manipulação EmptySeg 28 Jul - 15:37

Para quê? Achas que alguém deve guiar alguém?! Não há ninguém melhor que ninguém, somos todos iguais(apesar de também todos diferentes), mas temos cabeça para pensar. Justifica o teu ponto de vista. Para mim alguém que manipula o povo como tem sido e ainda é, é para nos levar para um abismo para onde, para nos fazer dar um passo em frente quando estamos à beira de um penhasco. O que nos vale é identificar essas situações de manipulação e tentarmos ser nós próprios. Hoje em dia quem conhece a arte de manipular, manipula, porque a intenção é sempre a de ganhar alguma coisa para si, ter mais, ser demasiado ambicioso... affraid
Ir para o topo Ir para baixo
lightsphere
forumeiro
forumeiro
lightsphere


Masculino
Número de Mensagens : 117
Idade : 40
Localização : In the shadow of leaves
Data de inscrição : 22/02/2008

Manipulação Empty
MensagemAssunto: Re: Manipulação   Manipulação EmptyTer 29 Jul - 12:42

A manipulação é a arte da miseria, e só quem a usa sabe porquê a usa....

Obviamente que umas pessoas sabem mais do que outras.... umas passaram a vida a ver tv..... completamente irreal. Não podem ter uma reação coerente com a realidade, pois a realidade para eles é o que a televisão forma....

Isto torna-se complicado, pois são um grupo de ilusões que tornam a sociedade " estável ".
Se as pessoas soubessem algumas verdades não se metiam em certos problemas,....

Mas sabes, foi o sofrimento de muito trabalho que fez algumas ideias possíveis, mas vai chegar a um ponto em que as pessoas meramente trabalham para se matar....

As pessoas necessitam de uma linguagem muito melhor.... mas, não sabem...

Depois eu vejo algumas idiotices e fico..... sem vontade de me mecher por essas pessoas...
-----
Fazer tudo naturalmente....
Ir para o topo Ir para baixo
http://lightsphere.pt.vu
Andreia
forumeiro
forumeiro
Andreia


Feminino
Número de Mensagens : 123
Idade : 33
Localização : Calvão
Data de inscrição : 18/06/2008

Manipulação Empty
MensagemAssunto: Re: Manipulação   Manipulação EmptyTer 29 Jul - 15:04

"Depois eu vejo algumas idiotices e fico..... sem vontade de me mecher por essas pessoas..." Concordo com isto. A maior parte das pessoas que me rodeia têm formas de pensar diferentes de mim, provavelmente, derivado à tv, quem mais podia ser? Aos morangos com açucar e essas tretas que não têm outro nome se não "lixo televisivo".
Ir para o topo Ir para baixo
Andreia
forumeiro
forumeiro
Andreia


Feminino
Número de Mensagens : 123
Idade : 33
Localização : Calvão
Data de inscrição : 18/06/2008

Manipulação Empty
MensagemAssunto: Re: Manipulação   Manipulação EmptyTer 29 Jul - 15:08

É dificil faze-las mudar de ideias porque aquilo esta-lhes tão entranhado que nem com esfregão de aço sai. No
Acho que é por isso quem acabo por não ter muitos amigos.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Manipulação Empty
MensagemAssunto: Re: Manipulação   Manipulação Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Manipulação
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
fórum do farol de ideias :: Geral :: Pensamentos :: Tertúlias-
Ir para: